Crimeia se afasta ainda mais da Ucrânia ao adotar fuso horárioda Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 06h03

Moscou, 30 mar (EFE).- A república da Crimeia e o porto de Sebastopol, que passaram a fazer parte na semana passada da Federação Russa, adotaram neste domingo o fuso horário de Moscou (mais 7h em relação ao horário de Brasília).

Os habitantes da península, banhada pelo Mar Negro e que pertencia à Ucrânia desde 1954, anteciparam em duas horas seus relógios, medida que os afasta ainda mais de Kiev.

Para muitos crimeanos a mudança de horário, somada à recente introdução da moeda russa, o rublo, representam a plena integração na sociedade russa.

As autoridades locais decidiram adotar o horário moscovita no dia seguinte ao referendo separatista, aprovado por mais de 96% da população.

Ontem à noite em Simferopol aconteceu uma cerimônia oficial em que o relógio da estação de trem da capital foi antecipado de 22h para meia-noite.

O ato foi presidido pelo primeiro-ministro crimeano, Sergei Axionov, e pelo presidente do parlamento, Vladimir Konstantinov, que se propuseram a acelerar a adoção dos usos e costumes russos.

“Cumprimento a todos pela volta para casa e a volta à hora correta”, disse Axionov.

A partir de agora, os horários de trabalho das instituições públicas, museus, escolas, aviões e trens se adequarão aos da capital russa.

A Crimeia já tinha adotado o fuso horário moscovita em 1995, mas Kiev reformou a Constituição crimeana, eliminou a figura do presidente da república e devolveu a península à hora ucraniana.

Agora só falta os crimeanos receberem o passaporte russo, processo que se prolongará por até três meses segundo os serviços migratórios, para que se transformem em cidadãos russos de pleno direito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.