Espanha lidera índice de competitividade em turismo no Fórum Econômico
Genebra, 6 mai (EFE).- A Espanha lidera pela primeira vez o Índice de Competitividade de Viagens e Turismo 2015 do Fórum Econômico Mundial (FEM), graças especialmente aos recursos culturais, infraestrutura e adaptação aos novos consumos digitais.
O relatório classifica 141 países do mundo com relação a 14 aspectos e avalia quão atrativos são para o setor, tanto para desenvolvê-lo, como para atrair turistas e para oferecer benefícios à sociedade.
A Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo, e neste ano, pela primeira vez, supera a França (segundo) e Alemanha (terceiro) como o país mais atrativo e competitivo para atrair turistas, segundo o FEM.
Nos últimos anos, a Espanha conseguiu atrair turistas de países emergentes como China, Brasil e México.
Mas para a instituição baseada em Genebra, o que levou a Espanha ao topo de países mais atrativos foram especialmente seus recursos culturais que, de fato, se situam no número um no ranking mundial.
Além disso, a Espanha se beneficia de excelentes infraestruturas -situadas no segundo posto mundial-, da habilidade para se adaptar aos novos usos digitais (quarto lugar), assim como um governo muito comprometido com o desenvolvimento do setor (sexta posição).
Em relação a isso, especificamente às infraestruturas de serviços turísticos, Madri se situa em quarto.
No entanto, com relação à política de preços, o estudo critica que o país esteja entre os piores do mundo, na posição 105 de 141.
Além disso, o FEM situa a Espanha na posição 100 de 141 com relação ao ambiente empresarial, criticando as dificuldades burocráticas para estabelecer um negócio, as rígidas leis trabalhistas e as dificuldades para obter permissões de construção.
Segundo recolhe o relatório, em 2013 mais de 60 milhões de turistas visitaram a Espanha e, em média, gastaram cada um mais de US$ 1 mil.
Além da Espanha, França e Alemanha, estão entre os dez primeiros classificados, por ordem, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suíça, Austrália, Itália, Japão, e Canadá.
Com seis países nos primeiros dez postos, a Europa continua sendo a região no mundo mais atrativa para os serviços de turismo.
Nas Américas, Estados Unidos (4) e Canadá (10) são seguidos por Brasil (28), México (30) e Panamá (34).
O relatório destaca os desafios enfrentados na América Latina, entre eles, a péssima infraestrutura, a segurança, e o ambiente empresarial.
O setor do turismo, que representa atualmente um décimo do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, cresceu uma média de 3,4% nos últimos quatro anos.
Segundo o estudo, o setor crescerá ainda mais na próxima meia década até 5,2% por ano. EFE
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