EUA dúvida da disposição do Irã de demonstrar que não busca armas atômicas

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 14h53

Viena, 20 jun (EFE).- Os Estados Unidos questionou nesta sexta-feira a vontade do Irã de garantir que seu programa atômico é pacífico, embora tenha considerado que ainda seja possível conseguir um acordo antes do prazo previsto do dia 20 de julho.

Esta mensagem foi emitida pela subsecretária adjunta de Assuntos Políticos americana, Wendy Sherman, ao término de uma intensa jornada de negociações em Viena entre Irã e o grupo de potências composto por EUA, Rússia, França, China, Reino Unido e Alemanha.

“O que não está claro é se o Irã está preparado e disposto a dar todos os passos necessários para assegurar ao mundo que seu programa nuclear é e seguirá sendo exclusivamente pacífico”, declarou Sherman aos meios de imprensa em Viena.

Sherman acrescentou que se, como asseguram suas autoridades, o Irã não tem planos de fabricar uma arma atômica, “um bom acordo é alcançável”.

“Em troca de dar passos verificáveis que garantam que seu programa (atômico) seja pacífico, o Irã será capaz de conseguir, com o tempo, um amplo levantamento das sanções”, prometeu.

O diplomata, chefe da equipe negociadora de seu país, reconheceu que os cinco dias de contatos em Viena entre Irã e as grandes potências foram duras mas também produtivas.

As duas partes acertaram dar forma a um primeiro texto que, embora “com muitos parênteses”, servirá de base para a nova rodada de contatos que começará no dia 2 de julho, de novo em Viena.

Sherman insistiu que continua vivo o compromisso de fechar um acordo antes do dia 20 de julho e prometeu que, para isso, os EUA usarão todos seus recursos e trabalhará “dia e noite”.

“É essencial que demos a este processo todas as oportunidades de ter sucesso”, declarou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.