EUA estão desenvolvendo vacina 100 % efetiva contra gripe aviária em frangos

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2015 04h25

Washington, 22 jul (EFE).- O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, disse nesta quarta-feira (data local) que cientistas americanos estão desenvolvendo uma vacina que já se mostrou 100% efetiva contra a gripe aviária em frangos, mas que ainda precisa ser testada em outras aves, como os perus.

Em uma reunião na Comissão de Agricultura da Câmara dos Representantes, Vilsack indicou que, caso a vacina também previna a doença em perus, autorizará a produção em massa da substância para distribuí-la aos produtores de todo o país.

Neste ano, a gripe aviária, causada pelo vírus H5N2, matou cerca de 50 milhões de aves nos EUA, a maior parte deles nos estados de Iowa, Minnesota e Nebraska. Também foram registrados casos em Arkansas, Idaho, Kansas, Montana, Missouri, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Oregon, Wisconsin e Washington.

Iowa, onde a doença afetou especialmente às fazendas de galinhas, é o principal produtor de ovos do país, com uma indústria que movimenta cerca de US$ 2 bilhões e produz um de cada cinco ovos consumidos pelos americanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.