EUA fazem novos bombardeios contra jihadistas perto da represa de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2014 19h56

Os Estados Unidos realizaram dois novos ataques aéreos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) próximas à represa de Mossul, no norte do Iraque, em apoio às forças de segurança do país, informou neste sábado (13) o Pentágono.

Nos bombardeios, efetuados ontem, foram destruídos um morteiro e um veículo armado dos radicais, informou o Comando Central americano em comunicado. Desde que começaram a ofensiva contra os jihadistas em agosto, os EUA lançaram 160 ataques aéreos em todo o território iraquiano.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta semana a nova estratégia para combater o EI, baseada na extensão dos bombardeios ao território sírio, onde o grupo terrorista é mais forte. Os EUA também irão treinar e equipar os rebeldes moderados sírios para enfrentar os jihadistas.

Além disso, o Pentágono enviará cerca de 500 assessores militares para capacitar forças iraquianas e curdas para operar drones e aviões tripulados a partir da cidade de Arbil.

Assim que as novas tropas desembarcarem, o total de militares americanos no Iraque chegará a 1.600, número inédito desde o fim da guerra entre os dois países há quase três anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.