EUA fazem primeiro ataque com drones contra EI por base turca

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 22h18

Washington, 5 ago (EFE).- O Pentágono confirmou nesta quarta-feira o primeiro ataque americano com drones contra alvos do Estado Islâmico (EI) pela base aérea turca de Incirlik, com o objetivo de defender as tropas treinadas pelos Estados Unidos na Síria.

O capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, informou que o ataque foi o primeiro de um drone americano desde que Ancara autorizou a utilização de seu território para lançar ataques na Síria.

Davis explicou que o bombardeio tinha como intenção defender as primeiras forças moderadas sírias, de 55 homens treinados pelos Estados Unidos para impedir os avanços dos jihadistas do EI em terra.

OS EUA garantem que defenderão pelo ar as tropas moderadas sírias que treinam na Turquia e e, outras regiões do Oriente Médio com a meta de expulsar o EI e consolidar com o tempo a oposição ao governo do líder sírio Bashar al Assad.

No entanto, o processo seletivo de milicianos moderados está sendo muito lento e o EI segue mantendo o controle de grandes extensões de território na Síria e no Iraque.

Os Estados Unidos esperam que os ataques aéreos permitam ao exército iraquiano, às forças curdas iraquianos e às milícias moderadas sírias treinadas pelo Ocidente avançar e tomar territórios do EI.

O Pentágono anunciou nesta quarta-feira o envio de 1.250 soldados ao Iraque, como revezamento e para manter o nível de tropas no país de 3,5 mil militares, dedicados a auxílio e treino dos aliados iraquianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.