EUA iniciam operação de ajuda humanitária a deslocados no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 21h42

Washington, 7 ago (EFE).- O governo dos Estados Unidos começou nesta quinta-feira a lançar, com aviões militares, pacotes com ajuda humanitária a grupos minoritários deslocados por conta da ofensiva de extremistas islâmicos no norte do Iraque.

“O esforço começou”, informou uma funcionária americana, que pediu para não ser identificada, citada rede “CNN”.

O objetivo é ajudar as quase 200 mil pessoas, a maioria yazidis curdos e cristãos, que fugiram nos últimos dias da ofensiva do Estado Islâmico (EI) e estão isoladas no norte do Iraque com necessidade urgente de água, comida e remédios. Ainda segundo a fonte, caças americanos participaram da operação para dar proteção. Não foram bombardeadas posições dos islamitas na região.

O presidente americano, Barack Obama, se reuniu nesta tarde com membros do Conselho Nacional de Segurança para analisar as opções existentes para ajudar nesta crise humanitária.

“Os Estados Unidos têm um acordo de longo prazo com as Forças de Segurança iraquianas”, disse o porta-voz presidencial, Josh Earnest, em sua entrevista coletiva diária.

Ele não descartou a possibilidade de envolvimento americano, incluindo os bombardeios sobre as forças jihadistas, somente o envio de tropas de combate à zona.

Os 200 mil que estão no Monte Sinjar e se dirigem ao Curdistão se somarão aos mais de 300 mil deslocados e 230 mil refugiados sírios que já estão nesta região, o que tornou a situação um “desastre de imensas proporções”, segundo o porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, David Swanson. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.