Eurocâmara expressa protesto a Caracas pela condenação de Leopoldo López

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 15h19

Bruxelas, 16 set (EFE).- O presidente do parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, expressou nesta quarta-feira em nome da Eurocâmara seu protesto perante as autoridades da Venezuela pela condenação de quase 14 anos de prisão imposta recentemente pela justiça desse país ao dirigente opositor Leopoldo López.

“Vamos comunicar por parte da Eurocâmara nosso protesto às autoridades venezuelanas” pela sentença, disse o presidente do PE, que lembrou que recebeu há algumas semanas Lilian Tintori, a esposa de López, à qual transferiu sua “solidariedade por um procedimento injusto”.

Schulz se pronunciou assim após a denúncia do caso no plenário por parte do líder do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber.

A sentença “é uma violação dos direitos humanos. Por favor, senhor Schulz, peço que em nome de toda a câmara apresente um protesto à Venezuela e aponte que esse não é um proceder democrático”, disse Weber.

O parlamento Europeu emitiu em várias ocasiões no último ano resoluções contra a perseguição da oposição na Venezuela.

A oposição venezuelana, agrupada na Mesa de Unidade Democrática (MUD), se encontra além disso entre os candidatos neste ano o prêmio Sakharov de Liberdade de Consciência que concede o PE.

López foi condenado a “13 anos, 9 meses, 7 dias e 12 horas de prisão” a maior pena para os delitos de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndio dos quais foi culpado pelos fatos violentos no final de uma manifestação convocada entre outros por ele, em 12 de fevereiro de 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.