FBI investiga viagens ao O.Médio de autor de tiroteio no Tennessee
Washington, 17 jul (EFE).- O FBI anunciou nesta sexta-feira que investiga as viagens ao Oriente Médio de Muhammad Youssef Abdulazeez, suposto autor de dois tiroteios que mataram quatro soldados americanos no Tennessee.
Os investigadores da polícia federal americana estão tentando determinar o motivo de uma viagem de Abdulazeez à Jordânia, perante o temor de que tenha recebido treinamento ou instruções de radicais islâmicos.
Abdulazeez, um americano de origem kuwaitiana de 24 anos, morreu aparentemente por disparos da Polícia, após abrir fogo em dois centros militares em Chattanooga (Tennessee), matando quatro fuzileiros navais e deixando pelo menos três pessoas feridas.
Os mortos foram identificados como o sargento Carson Holmquist, o sargento Thomas Sullivan, o sargento David Wyatt e o cabo Skip Wells.
Todos eles trabalhavam em um centro de operações da Marinha, o segundo local invadido pelo atirador após abrir fogo em um centro de recrutamento da Infantaria da Marinha (fuzileiros navais), onde deixou um ferido.
Segundo fontes ligadas à investigação citadas por “The Washington Post”, Abdulazeez viajou vários meses à Jordânia em 2014 e, segundo o canal “Fox News”, também poderia ter ido ao Iêmen.
As autoridades americanas estão tratando este caso como “uma investigação terrorista”, embora hoje o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que ainda se trabalha com “vários diferentes motivos” entre eles um caso de “terrorismo doméstico”.
Além disso, Earnest assegurou que os investigadores não têm conhecimento de mais suspeitos ou colaboradores de Abdulazeez, cujos computadores estão sendo examinados para determinar os motivos do ataque da quinta-feira.
Earnest também disse hoje que o Pentágono está revisando suas medidas de segurança em suas bases militares e centros de recrutamento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.