Filipinas reforça segurança no sul do país por causa de ameaça terrorista

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2014 05h16

Manila, 29 jun (EFE).- As autoridades das Filipinas reforçaram nete domingo a segurança na ilha de Mindanao, no sul do país, devido a uma “possível ameaça terrorista” na região, onde se concentra a atividade do grupo Abu Sayyaf, vinculado à Al Qaeda.

As seis escritórios regionais da Polícia intensificaram suas operações de segurança após receber relatórios que alertam de uma “possível infiltração” de membros suspeitos de pertencer a grupos terroristas, segundo o jornal “Inquirer”.

O porta-voz da Polícia nacional, o superintendente Reuben Theodore Sindac, disse que as operações se centram principalmente em Davao, a terceira maior cidade do país, mas evitou dar mais detalhes sobre a origem da ameaça.

“Não podemos divulgar mais detalhes sobre este relatório para não comprometer as operações de segurança que estão realizando a Polícia Nacional e as Forças Armadas nessas áreas”, disse Sindac em comunicado.

As forças de segurança indicaram que aumentaram a presença e as patrulhas na região, com barreiras em estradas, shoppings e infraestruturas, assim como operações de procura de armas em transporte terrestre, marítimo e aéreo.

O alerta, que coincide com o início da comemoração do Ramadã, foi emitida duas semanas depois da detenção de um dos líderes de Abu Sayyaf. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.