Forças curdas entram em Sinyar para tentar expulsar jihadistas do EI

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2014 14h42

Bagdá/Mossul, 4 ago (EFE).- As forças curdas, os”peshmergas”, entraram nesta segunda-feira na cidade de Sinyar, no Iraque, tomada ontem pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), em uma tentativa de expulsá-los da região.

Um dirigente dos “peshmergas” na província de Ninawa, no norte do país, Jairi Shinkali, informou em comunicado divulgado pela União Patriótica do Curdistão (UPK) que suas forças “entraram em Sinyar e na região de Sanuni e conseguiram matar dezenas de terroristas”.

Os curdos se deslocaram até o monte de Shangal, em Sanuni, e cercaram os combatentes do EI com a ajuda dos moradores, segundo Shinkali.

Ao mesmo tempo aconteceram intensos confrontos nos arredores de Sinyar e Zumar entre insurgentes e combatentes tribais apoiados por curdos vindos da Síria, informaram fontes de segurança à Efe.

Outra fonte garantiu que os “peshmergas” se preparam para lançar uma ofensiva sobre essas duas cidades e também a de Rabia com o apoio de aviões de guerra iraquianos.

O primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, deu hoje a ordem aos chefes da Força Aérea e da Aviação do exército para bombardearem os extremistas que estão enfrentando os curdos.

O Estado Islâmico mantém milhares de famílias da minoria yazidí retidas nas montanhas de Sinyar.

O religioso yazidí Shiru Qulu disse à agência Efe que pelo menos 15 crianças morreram de sede nessa região montanhosa e denunciou que as famílias não puderam comer nem beber durante dois dias, além de ficarem expostas continuamente ao sol.

Além disso, ele acusou o EI de deter mais de cem mulheres yazidíes e leva-las para a prisão.

O EI proclamou um califado em parte do território sírio e do iraquiano no final de junho passado após tomar importantes cidades, como Mossul, a segunda maior do Iraque, onde expulsou cristãos e estabeleceu a lei islâmica, “sharia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.