França criará estrutura para reinserir radicalizados na sociedade

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 12h32
  • BlueSky

Paris, 29 abr (EFE).- O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, anunciou nesta quarta-feira a criação de uma estrutura que se encarregará de reinserir na sociedade as pessoas que voltarem à França de zonas de conflito e que tenham se envolvido com grupos jihadistas.

“Com acompanhamento individual, atendimento psicológico e mais disciplina, esses jovens devem recuperar um espaço em nossa sociedade”, afirmou no discurso de encerramento de uma reunião internacional de magistrados de 34 países especialistas na luta antiterrorista em Paris.

Valls explicou que poderão ser acolhidos pela iniciativa, que começará até o fim do ano, os que quiserem voluntariamente e sempre que a Justiça não abrir processos contra eles pelo envolvimento em grupos jihadistas.

“Temos que dar um passo à frente e explorar novas pistas”, declarou Valls para justificar a medida, insistindo na importância de “cuidar dos indivíduos sem referências” e de “reinserir os radicalizados”, principalmente porque “há uma ameaça constante” dos grupos terroristas contra a França.

De acordo com os números divulgados, foram identificados 1.605 franceses ou residentes na França envolvidos em redes terroristas, dos quais 445 estão atualmente na Síria e no Iraque, onde 99 morreram.

Valls ressaltou que graças às iniciativas de seu Executivo, se foram recebidos cerca de 1.900 alertas, dos quais 25% se referem a menores de idade e mais de 40% a mulheres. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.