Guatemala destaca 35 mil policiais para garantir segurança nas eleições

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2015 17h00

Guatemala, 4 set (EFE).- A Polícia da Guatemala desdobrou mais de 35 mil agentes para garantir a segurança das eleições gerais do próximo domingo, informou nesta sexta-feira o Ministério de Governo (Mingob).

A Polícia ficará postada nos arredores dos 3.047 centros de votação dos 338 municípios nos 22 departamentos do país centro-americano, informou o Mingob.

A ministra do Interior, Eunice Mendizábal, afirmou que o aparato policial procura proteger as 19.583 mesas eleitorais e garantir que os guatemaltecos possam comparecer às urnas com tranquilidade.

Além dos agentes da Polícia Nacional Civil (PNC), se informou que o Exército também programa deslocar cerca de 19 mil soldados para que contribuam com a segurança durante as votações.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou um total de 7.556.873 cidadãos recenseados para votar no próximo domingo.

O pleito acontece em meio ao terremoto político devido à renúncia de Otto Pérez Molina à presidência e seu envio ontem à prisão provisória por seu suposto envolvimento em um caso de corrupção aduaneira, o que abriu caminho para que o vice-presidente Alejandro Maldonado assumisse ontem mesmo a chefia de Governo.

Além de presidente e vice-presidente, os guatemaltecos elegerão 158 deputados para o Congresso, 20 para o Parlamento Centro-Americano e 338 autoridades municipais.

As votações, de acordo com o TSE, serão observadas por mais de 50 mil pessoas de 36 missões nacionais e estrangeiras. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.