Israel responde a ataque que deixou 4 feridos na fronteira com Síria

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 14h43

(Atualiza número de feridos e acrescenta declarações).

Jerusalém, 18 mar (EFE).- Pelo menos quatro soldados israelenses ficaram feridos nesta terça-feira após a explosão de uma bomba no momento em que patrulhavam a conflituosa fronteira com a Síria e o Líbano, e em resposta Israel efetuou disparos de artilharia contra posições do exército sírio, informaram fontes oficiais.

O atentado é o mais grave contra o exército israelense na fronteira com a Síria desde que há três anos começou a guerra civil síria.

De acordo com um comunicado do governo israelense, o ataque causou ferimentos de diversos graus nos quatro soldados.

Roni Kaplan, porta-voz das Forças Armadas israelenses, confirmou à Agência Efe que a artilharia israelense respondeu ao ataque e “disparou contra alvos do exército sírio, que foram atingidos”.

Outro porta-voz do exército, Peter Lerner, afirmou que o atentado ocorreu por volta das 15h locais (10h de Brasília), quando os soldados observaram “uma ação suspeita” e desceram do jipe em que estavam, momento no qual a bomba explodiu.

“O exército sírio é o responsável pelo que ocorre em seu lado da fronteira”, acrescentou Lerner, admitindo no entanto que não sabe quem colocou e detonou a bomba.

O incidente ocorreu cinco dias depois de um comboio militar israelense ser alvo de um ataque em uma zona conhecida como Har Dov, nas disputadas fazendas de Shaba, localizada na fronteira entre Israel, Líbano e Síria.

O exército israelense responsabilizou na ocasião o grupo xiita libanês Hezbollah, e em represália bombardeou duas instalações da organização no sul do Líbano.

Hoje, pouco depois do anúncio da nova explosão, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, voltou a citar o Hezbollah e afirmou que seu país autuará com dureza para manter a calma na fronteira norte.

“Recentemente, a fronteira com a Síria se encheu de jihadistas e membros do Hezbollah, que significam um desafio para nós”, disse durante uma reunião de seu partido, o direitista Likud, que hoje completa um ano no poder.

“Conseguimos manter a calma na fronteira da Síria apesar da atual guerra civil, mas atuaremos com firmeza, se for necessário, para manter a segurança de Israel”, acrescentou Netanyahu, segundo um comunicado oficial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.