Jihadistas prosseguem ofensiva em zona curda da Síria apesar de bombardeios

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Beirute, 23 set (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) continuou nesta terça-feira a ofensiva para tomar o controle de Kobani, um dos principais enclaves curdos da Síria, onde estão ocorrendo combates entre os extremistas e as Unidades de Proteção do Povo Curdo.

O vice-ministro de Relações Exteriores do governo autônomo curdo de Kobani, Idris Nuaman, disse à Agência Efe por telefone que os confrontos se concentraram hoje na periferia sul da cidade, embora também ocorram em outras áreas.

Durante os combates, as forças curdas capturaram três jihadistas -dois franceses e um belga, todos eles de origem árabe- nas imediações da cidade, informou Nuaman.

O EI, que proclamou um califado na Síria e no Iraque em junho, iniciou há uma semana um ataque para tomar o controle deste reduto curdo e conseguiu dominar mais de cem povoados em seus arredores.

O avanço dos radicais causou um êxodo de curdos para a vizinha Turquia, onde já chegaram mais de 130 mil pessoas nos últimos dias. A imprensa turca diz que este número já pode ter chegado a 200 mil.

Nuaman acrescentou que a ofensiva aérea da coalizão internacional liderada pelos EUA atingiram hoje alvos do EI longe de Kobani.

Washington anunciou ontem à noite que iniciaria operações aéreas contra o grupo jihadista no território sírio.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos 128 pessoas morreram e 300 ficaram feridas nos bombardeios.

Entre as vítimas fatais pelo menos 70 são membros do EI, 50 pertencem à Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e oito são civis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.