João Pessoa será sede da RoboCup 2014

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2014 15h39

Rio de Janeiro, 14 jul (EFE).- O Brasil acolherá a partir de sábado a RoboCup 2014, um evento internacional que reúne milhares de universitários para disputar uma versão robótica da Copa do Mundo de Futebol, que também foi realizada no país.

A competição, que será realizada entre os dias 19 e 25 de julho na cidade de João Pessoa, apresenta cinco categorias diferentes em função do tamanho e das características dos robôs desenhados pelos participantes, informaram nesta segunda-feira os organizadores.

Apesar do principal objetivo da RoboCup 2014 ser a disputa de jogos de futebol entre androides, a organização também propõe outros campeonatos aos robôs destinados a trabalhos de resgate e a tarefas domésticas.

Além disso, o projeto persegue promover a participação dos estudantes mais jovens no projeto destas máquinas, por isso que apresenta um programa especialmente dirigido às crianças de educação primária, ensino médio e aos universitários com menos recursos.

A entidade organizadora prevê que o campeonato, com acesso aberto ao público, reúna cerca de 3 mil universitários de 45 países distribuídos em mais de 400 equipes e a aproximadamente 60 mil espectadores.

As finais das distintas categorias serão disputadas na quinta-feira da próxima semana e o Simpósio Internacional RoboCup encerrará uma semana de competição com conversas sobre robótica e inteligência artificial.

Considerado um dos maiores eventos tecnológicos internacionais, este campeonato foi criado em 1997 no Japão com o propósito de construir antes do ano 2050 uma equipe de robôs capaz de ganhar uma partida contra a seleção vencedora do Mundial da Fifa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.