Kerry e Lavrov se reúnem para preparar reunião entre Obama e Putin

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 01h17
  • BlueSky

Nova York, 28 set (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniram nesta segunda-feira pela segunda vez em 24 horas para organizar a reunião entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin.

De acordo com o Departamento de Estado, o encontro estava marcado para acontecer em Nova York às 9h (horário local, 10h em Brasília). Os responsáveis das Relações Exteriores já tinham se encontrado ontem em Nova York, onde falaram das implicações políticas e militares do aumento da presença russa na Síria e do conflito na Ucrânia.

Obama e Putin se reunirão hoje a partir das 17h05 (horário local, 18h05 em Brasília), também em Nova York. Esta será a primeira reunião bilateral formal desde o início da crise ucraniana com a anexação russa da Crimeia em março de 2014, um tema que dominará o encontro entre ambos os líderes, junto com o conflito sírio.

Desde a anexação da Crimeia, o governo de Obama impôs diversas sanções econômicas à Rússia em parceria com os membros da União Europeia (UE). Além disso, os Estados Unidos consideram que a Rússia não está cumprindo com os acordos de Minsk, assinados em fevereiro para conter o conflito no leste da Ucrânia entre os rebeldes pró-Rússia e as forças de Kiev, que causou 8 mil mortes, a maioria de civis, conforme os últimos dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

À preocupação pelo conflito na Ucrânia se soma a que também tem o governo de Obama perante o aumento do desdobramento militar russo na Síria, que é visto como uma tentativa do Kremlin de aumentar seu apoio ao regime do presidente Bashar al Assad.

Por sua vez, a Rússia selou uma aliança militar com Irã, Iraque e Síria para lutar contra o Estado Islâmico (EI) e espera conseguir com que os Estados Unidos e outras potências ocidentais entendem seus argumentos e se somem a essa coalizão. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.