Kiev e separatistas retomam negociações para retirar artilharia

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 08h57
  • BlueSky

Kiev, 4 ago (EFE).- Representantes do governo de Kiev e dos separatistas pró-Rússia retomaram nesta terça-feira em Minsk as negociações para finalizar o acordo que permitirá retirar toda a artilharia, inclusive as de menos de 100 milímetros de calibre, da linha que separa suas posições no leste da Ucrânia.

Após uma longa reunião de mais de 12 horas realizada ontem, as partes voltaram hoje à mesa de negociações com a esperança de carimbar o acordo e os mecanismos para verificar seu cumprimento.

No entanto, o chefe negociador da autoproclamada República Popular de Donetsk, Denís Pushilin, deixou claro esta madrugada que o documento não será assinado pelo menos até o próximo dia 26 de agosto, em reunião à qual poderiam comparecer os líderes dos separatistas pró-Rússia.

Embora Kiev e os separatistas assegurem ter recuado todo o armamento pesado de calibre maior a 100 milímetros, em cumprimento dos acordos de paz de Minsk assinados em meados do último mês de fevereiro, os dois lados se acusam continuamente de ataques com essas armas proibidas.

Os rebeldes pró-Rússia anunciaram em meados de julho a retirada unilateral de sua artilharia de calibre inferior a 100 milímetros, mas Kiev os acusou em seguida de “farsantes”.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 7.000 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em 15 meses de conflito. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.