Maduro diz que chanceleres da Unasul visitarão a Venezuela na próxima semana

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 22h23

Caracas, 18 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira que todos os chanceleres da União de Nações de Sul-Americanas (Unasul) e alguns presidentes visitarão a Venezuela na próxima semana.

“Na próxima semana nos visitam todos os chanceleres de Unasul, há um conjunto de presidentes e presidentas que também querem vir à Venezuela a dar o respaldo à democracia venezuelana, à paz do povo venezuelano”, declarou Maduro durante seu novo programa de rádio semanal.

O presidente venezuelano destacou que pediu “oficialmente à Unasul que acompanhe de maneira formal” a iniciativa de paz que lançou no fim de semana passado para criar uma comissão na qual o mecanismo sul-americano acompanhe a Venezuela e o governo dos Estados Unidos para tratar a situação do país.

No sábado passado Maduro propôs a criação de uma comissão com um emissário do governo venezuelano, que, disse, seria o presidente do Parlamento, Diosdado Cabello; um da Unasul e um do governo dos Estados Unidos para tratar a crise que dura mais de um mês e que já deixou 29 mortos.

O governante disse hoje que Cabello “já começou com uma equipe a fazer um conjunto de gestões para que se estabeleça, muito em breve, uma comissão de diálogo de alto nível”.

No último dia 12, a Unasul decidiu em Santiago do Chile o envio de uma missão de chanceleres à Venezuela para assessorar o governo de Maduro em um diálogo que permita recuperar a convivência pacífica no país.

O líder opositor Henrique Capriles se mostrou cético neste fim de semana sobre a possibilidade que a comissão da Unasul ajude a superar a situação de conflito no país, porque, opinou, é “uma instância que defende interesses de governos”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.