Mais de mil pessoas seguem desaparecidas 20 anos depois de massacre na Bósnia

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h06

Sarajevo, 12 mai (EFE).- Das mais de oito mil vítimas estimadas do massacre de Srebrenica, que aconteceu em 1995 durante a guerra civil na Bósnia, foram exumadas até agora 7.075, informaram nesta terça-feira as autoridades bósnias.

O diretor do Instituto para as Pessoas Desaparecidas da Bósnia, Amor Masovic, declarou à imprensa em Sarajevo que a maioria dos corpos achados em diferentes valas comuns estavam incompletos.

Masovic explicou também que estavam em covas “secundárias”, nas quais os restos foram sepultados depois de serem transferidos de outros locais para assim tentar ocultar o massacre.

“Só um pequeno número de corpos que foram achados na superfície ou em fossas maciças primárias estavam completos”, acrescentou.

Masovic considerou que “um número de vítimas do genocídio de Srebrenica, e em geral das vítimas na Bósnia-Herzegovina, nunca serão achadas”.

Até agora foram sepultadas no centro memorial de Potocari, perto de Srebrenica, 6.241 vítimas cuja identidade foi estabelecida pela análise do DNA, assim como outras 150 em diferentes cemitérios locais.

A estimativa é que depois da cerimônia que lembrará os 20 anos do massacre, no próximo dia 11 de julho, o centro abrigará 6.800 vítimas.

Cerca de oito mil homens muçulmanos foram assassinados após a tomada de Srebrenica pelas tropas servo-bósnias poucos meses antes do fim da guerra civil bósnia (1992-1995).

Os líderes militares e políticos servo-bósnios no momento do massacre, Ratko Mladic e Radovan Karadzic, respectivamente, estão sendo processados pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), com sede em Haia, acusados de genocídio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.