Marinha do México recupera 23 cubanos à deriva no litoral de Iucatã
Cidade do México, 17 mai (EFE).- Soldados da marinha do México auxiliaram neste domingo, em duas ações diferentes, 23 pessoas de nacionalidade cubana que estavam a bordo de balsas em frente ao litoral de Iucatã.
A instituição indicou em comunicado que uma agência marítima de Puerto Progreso informou por telefone que o navio pesqueiro “Gladiador” avistou uma balsa que se encontrava à deriva aproximadamente a 12 milhas náuticas ao norte desse porto.
A Estação de Busca e Resgate de Yucalpetén ordenou então que um navio rápido se dirigisse ao local.
Os tripulantes localizaram uma embarcação de madeira e tonéis flutuantes com 10 pessoas do sexo masculino e nacionalidade cubana, que disseram ter zarpado de Isla Juventud, em Cuba, e que estavam à deriva 16 dias, nos quais suas vidas estiveram em perigo.
As pessoas resgatadas foram transferidas às instalações da Nona Zona Naval, com sede em Yucalpetén, onde receberam alimentação e atendimento médico.
“Uma vez terminada sua avaliação médica e encontrando-se em bom estado de saúde, os estrangeiros foram entregues ao Instituto Nacional de Migração para estabelecer de maneira imediata comunicação com autoridades da representação consular de Cuba para seu retorno”, destacou o comunicado da marinha.
Em uma segunda ação, uma equipe da patrulha oceânica da marinha do México ofereceu apoio ao navio pesqueiro “Trópico”, que avistou uma balsa que estava à deriva aproximadamente a 133 milhas náuticas ao norte de Puerto Progreso.
Dessa vez foram resgatadas 13 pessoas também do sexo masculino e nacionalidade cubana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.