Ministro de Economia alemão viaja ao Irã após assinatura do acordo nuclear
Berlim, 19 jul (EFE).- O ministro de Economia alemão, Sigmar Gabriel, viajou neste domingo ao Irã, acompanhado de uma comitiva de empresários, poucos dias depois do país firmar um acordo com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear.
A visita, de três dias, pretende reativar as relações comerciais entre ambos os países, que embora tenham sido intensas no passado, estão atualmente debilitadas após anos de sanções econômicas contra Teerã.
Está previsto que Gabriel, que é também presidente do Partido Social-Democrata e vice-chanceler da Alemanha, se reúna amanhã com o presidente iraniano, Hassan Rohani, e com vários ministros.
O ministro explicou antes de embarcar que o cumprimento do acordo nuclear firmado em Viena é um “pré-requisito” para a normalização das relações econômicas, segundo um comunicado de seu departamento.
Além disso, Gabriel explicou ao jornal “Bild” que pretende atuar como mediador para que Teerã reconheça o direito de Israel a existir.
“O direito de existência de Israel não deve continuar sendo controvertido. Relações realmente estáveis e boas com a Alemanha só poderão ocorrer se a política iraniana aceitar isso também”, garantiu.
Sigmar Gabriel é o primeiro político ocidental de alto nível a visitar Teerã desde a assinatura do acordo nuclear e o primeiro em seu cargo a viajar ao Irã em 13 anos.
O acordo de Viena impedirá que Teerã desenvolva uma bomba nuclear nos próximos anos, mas prevê a suspensão progressiva das sanções econômicas contra o Irã. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.