Moscou diz que há 13 russos detidos na Turquia por tentar atravessar à Síria

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 15h43

Moscou, 5 jun (EFE).- Um total de 13 cidadãos russos foram detidos na Turquia quando tentavam atravessar a fronteira para a Síria aparentemente para se somar ao grupo jihadista Estado Islâmico, segundo informou nesta sexta-feira a embaixada russa em Ancara.

O encarregado de imprensa da delegação, Igor Mitiakov, disse à agência “RIA Novosti” que “a estudante russa Varvara Karaulova, que foi detida na Turquia, fazia parte de um grupo integrado por 13 cidadãos russos”.

Esta manhã, o Ministério do Interior russo tinha informado que Karalova, de 19 anos, estudante de Filosofia da Universidade Estatal de Moscou, foi detida em uma operação conjunta e coordenada pela Interpol e pelas autoridades turcas.

De acordo com o comunicado de Interior, “no território da cidade turca de Kilis, quando tentava atravessar a fronteira turco-síria, foi detida a cidadã russa desaparecida Varvara Karaulova, nascida em 29 de novembro de 1995”.

O comunicado acrescenta que a jovem detida está na Agência Nacional de Migrações da Turquia.

A Interpol começou a procurar Karaulova no dia 2 de junho, depois que o advogado da família, Aleksandr Karabanov, denunciou que poderia ter sido recrutada por grupos radicais islamitas do Estado Islâmico.

Após seu desaparecimento foi vista no aeroporto de Istambul e acredita-se que o objetivo da estudante era chegar a território sírio.

A jovem, que estudava árabe e o Islã, conseguiu um passaporte sem contar para seus pais e no dia 27 de maio, em vez de ir para a universidade, viajou para Istambul, deixando um recado na qual pedia que sua mãe levasse seu cachorro para passear. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.