Tratamento com anticoagulante tem bons resultados em casos respiratórios graves de Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2020 14h02
EFE/EPA/CSABA A publicação aponta que 15 dos 27 dos pacientes receberam alta, em média, em uma semana

Uma pesquisa comandada por médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mostrou que o uso do anticoagulante heparina, usado para combater tromboses, pode ser eficaz para reverter quadros respiratórios severos em pacientes com covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus.

O estudo, publicado pelo British Medical Journal, mostra que 27 pacientes que chegaram ao hospital e que foram tratados com doses terapêuticas do medicamento apresentaram melhora nos quadros respiratórios.

A publicação aponta que 15 dos 27 dos pacientes receberam alta, em média, em uma semana. Metade das pessoas que estavam entubadas também saíram da respiração mecânica em dois dias. Os demais apresentaram melhora e não houve nenhuma complicação ou morte.

A pesquisa de São Paulo foi idealizada pela pneumologista Elnara Marcia Negri, do Sírio-Libanês e da Universidade de São Paulo (USP).

Vale ressaltar, no entanto, que não há comprovação sobre a eficácia e mais estudos com a heparina estão sendo realizados ao redor do mundo. Também é importante que o medicamento não previne a Covid-19, e seu uso sem orientação médica pode causar a morte.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.