Donald Trump anuncia que irá banir TikTok nos Estados Unidos

Segundo o presidente norte-americano, as medidas contra o uso do aplicativo serão anunciadas neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2020 11h02 - Atualizado em 01/08/2020 11h05
Tasos Katopodis/EFE Donald Trump A decisão teria sido motivada pela possibilidade da plataforma ser usada como uma ferramenta da inteligência chinesa

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na sexta-feira, 31, que irá banir o uso da rede social TikTok nos Estados Unidos. A decisão teria sido motivada pela possibilidade da plataforma ser usada como uma ferramenta da inteligência chinesa para obtenção de informações, o que preocupa autoridades americanas e colocaria em risco a segurança nacional. Em ocasiões anteriores, o aplicativo negou qualquer possibilidade de compartilhamento de dados com o governo chinês.

A declaração de Trump foi dada a repórteres durante viagem presidencial. Segundo ele, as medidas contra o uso do aplicativo serão anunciadas neste sábado, 01. Embora não tenha citado quais seriam essas medidas adotadas, o presidente afirmou que poderia usar “poderes econômicos de emergência” ou “uma ordem executiva” para banir o TikTok nos EUA.

A decisão de Trump acontece ao mesmo tempo em que a Microsoft estaria negociando a compra da operação americana do TikTok.  Aos jornalistas, Trump afirmou que “podemos estar fazendo outras coisas, existem algumas opções. Mas muitas coisas estão acontecendo. Então, vamos ver o que acontece. Estamos procurando muitas alternativas em relação ao TikTok”, sinaliza o presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.