Explosão em Cabul deixa 6 mortos, incluindo menores de idade

Neste domingo, 29, os EUA realizaram um ataque com drones cujo alvo eram pessoas suspeitas de serem integrantes do Estado Islâmico; não foi esclarecido se os incidentes estão relacionados

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2021 13h28 - Atualizado em 29/08/2021 14h53
EFE/EPA/STRINGER Pessoas em volta de um carro, árvores e outras estruturas destruídas por bomba no Afeganistão. Atrás, janelas de uma casa Ataque foi causado por "um míssil que atingiu uma casa localizada no distrito 15 da capital" afegã, disse Qari Rashed, oficial da Polícia de Cabul

Ao menos seis pessoas, algumas delas menores de idade, morreram neste domingo após uma explosão ocorrida em uma casa perto do aeroporto internacional de Cabul, onde as tropas estrangeiras realizam a fase final das evacuações, informaram fontes oficiais à Agência Efe. O ataque foi causado por “um míssil que atingiu uma casa localizada no distrito 15 da capital” afegã, disse Qari Rashed, oficial da Polícia de Cabul. Um médico do hospital para onde foram levadas as vítimas disse à Efe, sob anonimato, que seis pessoas morreram no local, algumas menores de idade, e outras cinco chegaram ao centro de saúde com ferimentos causados pela explosão. O canal de notícias afegão “Tolo” afirmou que a explosão ocorreu por volta das 8h (horário de Brasília) em Khajeh Baghra, uma área residencial nos arredores do aeroporto.

Também hoje os Estados Unidos realizaram um ataque com drones cujo alvo eram pessoas suspeitas de serem integrantes do Estado Islâmico-Khorasan, o Isis-K. Não foi esclarecido se os incidentes estão relacionados. Conforme os talibãs, o atentado foi causado por um míssil disparado pelos Estados Unidos. “Agora podemos confirmar que as forças americanas realizaram um ataque aéreo contra um veículo suspeito e o destruíram. A informação revela que havia três pessoas a bordo”, declarou à Agência Efe o porta-voz talibã Bilal Karimi. Um indivíduo morreu e não há informações sobre os outros dois. Ainda de acordo com o porta-voz, “há relatos de explosivos que estavam dentro do veículo que ficaram (sem detonar)”. “As forças americanas tomaram o controle da área, motivo pelo qual dificultam a nossa investigação na região. Agora as forças americanas estão investigando os detalhes do ataque”, acrescentou. De acordo com um funcionário norte-americano, o carro que foi atingido levava um homem-bomba que representava uma “ameaça iminente do Estado Islâmico” contra o aeroporto, onde estão as tropas americanas.

Neste sábado, 28, outro ataque feito pelo Exército dos EUA matou dois supostos membros do Estado Islâmico e deixou um terceiro ferido. O presidente Joe Biden divulgou um comunicado ontem afirmando que o ataque “não seria o último” e que o país buscará todos os responsáveis pelo atentado que aconteceu na última semana perto do aeroporto de Cabul, que deixou dezenas de mortos, entre eles 13 militares americanos. Os Estados Unidos tem até esta terça-feira, 31, para retirar todas as tropas do Afeganistão. A operação foi iniciada neste sábado, sendo que já foram evacuadas do país mais de 111 mil pessoas. A ação de retirada das tropas é criticada internacionalmente pelos ares de “improviso” e gerou, ao longo de duas semanas, uma sequência de imagens de desespero em manchetes ao redor do mundo.

* Com informações da EFE

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.