Israel mata mais duas pessoas em Gaza apesar do cessar-fogo

Exército israelense confirma ataque ‘por ar e terra’ e justifica ao afirmar que as vítimas ‘representavam uma ameaça após terem cruzado a Linha Amarela’, que isola cidades palestinas inteiras no norte da região

  • Por Jovem Pan
  • 03/11/2025 11h45
  • BlueSky
EFE / EPA / MOHAMMED SABER Prédios destruídos no campo de refugiados de Jabaliya, norte da Faixa de Gaza Exército de Israel mata dois habitantes da Faixa de Gaza no bairro de Shakoush, no norte de Rafah

O Exército de Israel matou nesta segunda-feira (3) dois habitantes da Faixa de Gaza no bairro de Shakoush, no norte de Rafah, segundo confirmou à Agência EFE uma fonte do Ministério da Saúde do enclave, que disse que as vítimas tinham saído em busca de lenha. Por sua vez, o Exército confirmou ter atacado “por ar e terra” habitantes de Gaza que, segundo eles, representavam uma ameaça após terem cruzado a ‘Linha Amarela’ e se deslocado em direção às tropas posicionadas no sul de Gaza. “Após a identificação, as tropas atacaram os terroristas por ar e terra para neutralizar a ameaça”, detalha o texto, sem enumerar o número de vítimas nem detalhar por que supostamente constituíam uma ameaça.

Vários civis também ficaram feridos por disparos do Exército israelense a leste do campo de refugiados de Al Bureij, no centro do enclave, detalhou a agência oficial palestina de notícias “Wafa”.

Sem contar estes falecidos, pelo menos 236 palestinos foram assassinados por fogo israelense, a maioria civis, desde o início do cessar-fogo no último 10 de outubro. Além disso, apesar do cessar-fogo, Israel feriu nestas três semanas 600 pessoas, o que aumentou para 170.670 habitantes de Gaza o número de feridos desde 7 de outubro de 2023 e para 68.865 o total de mortos. Adicionalmente, foram recuperados durante o cessar-fogo 502 cadáveres sob os escombros, embora se estime que milhares mais sigam sepultados.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A denominada ‘Linha Amarela’, para onde as tropas israelenses se retiraram de forma parcial no âmbito do acordo de cessar-fogo, isola cidades palestinas inteiras no norte da Faixa de Gaza, como Beit Hanoun, Beit Lahia e Jabalia, assim como Rafah e Abasan al Kabira no sul, entre outras. Nenhum habitante de Gaza pode se aproximar dessas zonas, que representam cerca de 53% da extensão do enclave, sob risco de ser baleado pelas tropas sem aviso prévio.

*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.