Itamaraty se preocupa com ofensa de Janja a Musk, mas ala no governo defende primeira-dama
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, foi o primeiro a se manifestar a favor da esposa de Lula; diplomatas temem esfriamento na relação com os EUA
Integrantes do Itamaraty expressam preocupação em relação ao ataque da primeira-dama, Janja da Silva, ao empresário Elon Musk, considerando que isso pode dificultar a aproximação entre o governo Lula e a futura administração de Donald Trump. Diplomatas caracterizaram as declarações de Janja como uma “pisada de bola”, embora tenham observado que Lula já está tentando amenizar a situação com suas palavras. Durante um evento do G20, Janja interrompeu a programação e, em tom de brincadeira, dirigiu-se a Musk com um “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk.”
A resposta de Musk foi direta, afirmando que “eles vão perder a próxima eleição”. Essa troca de farpas gerou repercussão e levantou questões sobre a diplomacia brasileira. Em um evento subsequente, Lula abordou a questão, enfatizando que, na campanha pela Aliança Global Contra a Fome, não é necessário ofender ou xingar, mas sim “indignar a sociedade”.
A assessoria de Janja não se pronunciou sobre o incidente, e o Itamaraty também manteve silêncio. Apesar das preocupações levantadas, alguns ministros do governo Lula saíram em defesa da primeira-dama, com Paulo Teixeira afirmando que Janja apenas expressou um sentimento compartilhado sobre a influência negativa de Musk na política internacional.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.