Milhares de pessoas vão às ruas pedir a renúncia do presidente do Haiti

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2019 11h02
EFE Manifestações começaram em 16 de setembro

Milhares de pessoas foram, neste domingo 13), às ruas de Porto Príncipe, capital do Haiti, para exigir a renúncia do presidente do país, Jovenel Moise, em um protesto convocado por artistas. Essa foi a maior manifestação desde o início dos protestos contra o governo, em 16 de setembro. Participaram do ato importantes cantores do país, como Izolan, Mathias e Ti Djo Zenny, além de crianças, jovens e adultos.

A passeata começou em frente ao Teatro Rex, em Champs de Mars, perto do Palácio Nacional, e foi até Pétion-Ville, no sudeste de Porto Príncipe, onde Moise vive. Ao contrário da grande maioria dos protestos registrados desde meados de setembro, a manifestação foi pacífica.

A crise começou pelo desabastecimento de combustível em agosto, mas acabou reunindo outros fatores de descontentamento da população, como o desemprego, a inflação e a crescente insegurança em Porto Príncipe. Os protestos contribuíram para paralisar, há quase um mês, praticamente toda a atividade econômica do país, assim como as escolas e o sistema de transporte público.

Na última terça-feira (8), Moise nomeou uma comissão para dialogar com a oposição e buscar uma saída para a crise política. Apesar da proposta, crescem os pedidos de renúncia do presidente, que está no poder desde 2017.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.