Primeiros corpos migrantes achados mortos em caminhão chegam ao Vietnã

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2019 10h39
EFE A repatriação sofreu atraso por causa de indefinição sobre o pagamento do transporte, que será paga pelos familiares, a partir de empréstimo do governo

Os primeiros corpos dos vietnamitas que foram encontrados mortos em um caminhão frigorífico no Reino Unido, no mês passado, chegaram nesta quarta-feira (27) ao Vietnã e começaram a ser liberados para os familiares, em meio a um forte esquema de segurança das autoridades locais.

As informações sobre o traslado não foram divulgadas de maneira oficial. A Agência EFE obteve, junto a fontes do setor aéreo, que um avião da companhia Vietnam Airlines aterrissou com 16 dos 39 corpos, às 5h local (19h desta terça-feira de Brasília).

Ambulâncias foram colocadas no aeroporto e partiram com cada um dos corpos que chegaram ao país, para as províncias de Nghe An, Ha Tinh e Quang Binh – onde jornalistas estrangeiros não receberam autorização para trabalhar pelas autoridades locais.

A repatriação sofreu atraso por causa de indefinição sobre o pagamento do transporte, que será paga pelos familiares, a partir de empréstimo do governo vietnamita. O custo foi de 2,2 mil libras esterlinas (R$ 12 mil) por cada corpo.

A expectativa é que os 23 últimos vietnamitas que morreram no Reino Unido sejam levados para o Vietnã nos próximos dias, embora, siga não havendo nenhuma informação oficial sobre data e hora exata.

Até o momento, a polícia britânica deteve sete pessoas relacionadas ao caso, enquanto a do país asiático prendeu 11 supostos envolvidos, nas províncias de Nghe An e Ha Tinh, de onde saíram a maior parte das vítimas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.