Tiroteio interrompe desfile de 4 de julho nos EUA e deixa ao menos 6 mortos e vários feridos

Suspeito está sendo procurado pela polícia; prefeita do subúrbio de Highland Park, em Chicago, solicitou que os moradores evitem o centro da cidade e informou que a festa foi cancelada

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2022 14h11 - Atualizado em 04/07/2022 17h57
ABC affiliate WLS/ABC7 via REUTERS tiroteio nos EUA

Um tiroteiro durante a celebração do Dia da Independência no subúrbio de Highland Park, Illinois, em Chicago, deixou ao menos seis pessoas mortas e 24 gravemente feridas nesta segunda-feira, 4, disseram autoridades. “Vários agentes da lei estão respondendo (ao incidente) e asseguraram um perímetros em torno do centro de Highland Park”, disse comunicado da cidade. Segundo o Sistema de Saúde da Universidade NorthShore um total de 31 pacientes deram entrada no hospital e a maioria sofreu ferimentos de bala e alguns ficaram feridos no caos.

Em uma rede social, o governador  Jay Robert Pritzker, do Partido Democrata, declarou que está monitorando de perto a situação junto com sua equipe e que “a polícia estadual está no local” e que “todos os recursos do estado” está “à disposição da comunidade”. Ele ainda informou que vai continuar “trabalhando com as autoridades locais para ajudar os afetados”.  A polícia ainda busca o atirador. Segundo os jornais locais, trata-se de um homem branco entre 18 e 20 anos. Investigações inciais apontam que os disparos foram realizadso de um telhado. Um rifle já foi recuperado pelas autoridades que consideraram o ato como “aleatório de violência”.

O deputado Brad Schneider, D-Ill., informou que estava no início do desfile quando o tiroteio começou, mas que ele e sua equipe estão “seguros e protegidos”. Os tiros semearam o pânico nas ruas deste bairro nobre às margens do lago Michigan, onde centenas de pessoas se concentraram de manhã para as celebrações do 4 de Julho. Uma testemunha identificada como Michael, entrevistada pelo canal WGN, disse ter visto um único atirador armado com um fuzil “agachado e avançando de forma metódica, quase militar”.

tiroteio no dia da independência nos EUA

Prefeita da cidade de Chigado solicitou que os moradores evitem a região central │Reprodução/ABCNews

Em seu Twitter, a prefeita da cidade, Nancy Rotering, infomrou que “a polícia de Highland Park está respondendo a um incidente no centro de Highland Park” e que a “festa foi cancelada”. A autoridade ainda solicitou que os moradores evitem o centro da cidade. Highland Park é um município localizado a cerca de 40 quilômetros de Chicago e que tem população de cerca de 30 mil pessoas, de acordo com o censo de 2020. Caso acontece em um momento em que os EUA enfrentam um terrorismo interno causado pelas constante violência armada que toma conta do país e dias após o presidente Joe Biden assinar uma lei que restringe a compra de armas no país.

Biden se pronunciou sobre o ocorrido e disse que, assim como sua esposa, Jill, está impactado “chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe dor a uma comunidade americana neste Dia da Independência”. O chefe de Estado também prometeu manter a luta contra a “epidemia” de violência armada EUA. “Não vou deixar de lutar contra a epidemia de violência armada”, declarou, lembrando que no fim de junho promulgou a primeira legislação importante em décadas sobre o controle de armas, embora tenha admitido que “resta muito a fazer”.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.