Turquia quer que Alemanha extradite 136 pessoas suspeitas de terrorismo

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2018 09h07
EFE turquia A imprensa turca diz que o número se refere a supostos seguidores de Fethullah Gülen

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou seu que governo pediu para que a Alemanha entregue 136 pessoas que considera integrantes de organizações terroristas, informou a emissora pública turca “TRT” nesta segunda-feira.

Ao falar sobre a visita oficial feita à Alemanha entre a quinta-feira e o sábado da semana passada, Erdogan ressaltou que tinha entregado às autoridades alemãs uma lista de 136 cidadãos turcos suspeitos de terrorismo, embora sem esclarecer se era uma solicitação formal de extradição.

“Não sei todos os nomes, mas é uma lista extensa. A lista para a Alemanha é de 136 pessoas, mais que a entregue aos Estados Unidos (cerca de 20)”, disse Erdogan.

A imprensa turca diz que o número se refere a supostos seguidores de Fethullah Gülen, o teólogo islâmico exilado ao qual Ancara atribui a fracassada tentativa de golpe de Estado de 2016.

“Já tínhamos entregado à Alemanha arquivos com cerca de 4.000 nomes relacionados ao PKK (a guerrilha curda da Turquia). O que acontecerá, só o futuro dirá. Há diferenças na forma como eles entendem os assuntos terroristas em relação a nós. Eles não viveram problemas similares aos nossos, por isso têm dificuldade para entender nesse aspecto”, analisou o presidente turco.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.