UE e Reino Unido concordam em intensificar negociações para Brexit

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2019 10h40
EFE Brexit, Reino Unido, União Europeia A informação, que já circulava pela imprensa por meio de fontes próximas ao assunto, foi confirmada por Michel Barnier

A União Europeia (UE) confirmou que vai intensificar as negociações com o Reino Unido nos próximos dias, na tentativa de chegar a um acordo para o Brexit – que tem como prazo final o dia 31 de outubro.

A informação, que já circulava pela imprensa por meio de fontes próximas ao assunto, foi confirmada em comunicado do principal negociador do bloco europeu para o divórcio, Michel Barnier.

O texto menciona que Barnier teve uma “reunião construtiva” na manhã desta sexta-feira (11) com o secretário de Estado do Reino Unido para o Brexit, Stephen Barclay. Já no início da tarde desta sexta, pelo horário de Londres, Barnier disse ter falado com os líderes dos 27 países-membros da UE.

O comunicado reitera ainda a posição da UE de que deve haver um mecanismo legal no Acordo de Retirada que evite uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Brexit é tema de reunião entre França e Alemanha

Líderes da França e da Alemanha se reunirão em Paris, no dia 13 de outubro, para se preparar para a cúpula da União Europeia e discutir formas de garantir um Brexit ordenado, disse a presidência francesa em comunicado.

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá a chanceler alemã, Angela Merkel, no dia 13 de outubro no Palácio do Eliseu, onde trocarão, durante um jantar de trabalho, pontos de vista sobre os assuntos europeus antes da cúpula da UE prevista para 17 e 18 de outubro.

*Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.