Novo atentado no nordeste da Nigéria mata pelo menos oito pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2015 16h44

Maiduguri (Nigéria), 3 jun (EFE).- Pelo menos 8 pessoas morreram em um novo atentado na cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, depois de uma bomba explodir em uma conhecida zona comercial da cidade, informaram à Agência Efe testemunhas nesta quarta-feira.

É o segundo atentado em Maiduguri em apenas 24 horas, ambos atribuídos ao grupo islamita Boko Haram, embora ainda não tenham autoria assumida. Ontem outra explosão deixou dezenas de mortos em um movimentado mercado da cidade.

O exército nigeriano se deslocou à região imediatamente e isolou o lugar o mercado para facilitar o trabalho dos serviços de emergência, que ainda estão resgatando feridos.

“Enquanto ajudava a retirar os feridos, contei pelo menos oito corpos em só uma parte da região afetada, portanto estou convencido que o balanço final será muito mais alto”, explicou Ahmed Usman, membro das milícias cidadãs de Maiduguri, à Efe.

O recém-investido presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, está no Níger para se reunir com o presidente do país vizinho, Mahamadou Issoufou, em uma tentativa de coordenar estratégias para acabar com Boko Haram.

Este grupo terrorista intensificou os ataques no nordeste da Nigéria desde que Muhammadu Buhari assumiu a presidência, em 29 maio, prometendo aumentar a ofensiva contra seus militantes.

Buhari anunciou há poucos dias que transferirá o quartel-general da ofensiva contra o Boko Haram da capital do país, Abuja, para Maiduguri, para coordenar melhor a resposta contra o grupo islamita.

Desde 14 de fevereiro, uma força multinacional liderada pela Nigéria e pelo Chade desalojou os insurgentes do Boko Haram de mais de 60 localidades em uma tentativa de acabar com a campanha de terror do grupo no nordeste do país, que desde 2009 já deixou milhares de mortos e quase dois milhões de deslocados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.