Obama chega a Mianmar para cúpula de Associação de Nações do Sudeste Asiático

  • Por Agencia EFE
  • 12/11/2014 12h18

Naypiydaw, 12 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira à capital de Mianmar (antiga Birmânia) para se reunir com os primeiros-ministros e presidentes dos países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Na sexta-feira Obama visitará em Yangun a vencedora do prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi antes de partir para a Austrália, onde participará da cúpula do G20.

O líder americano esteve pela primeira vez Mianmar em 2012, ano seguinte à dissolução da última junta militar que cedeu o poder a um governo civil no país.

O presidente dos Estados Unidos, que não participou da cúpula de 2013 por causa da crise orçamentária em seu país, dará apoio à Asean com o objetivo de evitar um conflito bélico no Mar da China Meridional, onde vários países têm disputas territoriais com Pequim.

Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam total ou parcialmente a propriedade de uma centena de ilhas e atóis que se encontram no Mar da China Meridional, uma região rica em recursos marítimos e energéticos e enclave fundamental para a rota do comércio marítimo internacional.

Enquanto a Asean promove em conjunto a assinatura de um Código de Conduta para todos os países envolvidos nas reivindicações soberanistas, a China optou pela estratégia de negociar de forma bilateral com cada país.

As Filipinas, que denunciaram com imagens ao longo do ano a política expansionista da China na região, e o Vietnã, que em maio viveu revoltas anti-China em que morreram quatro trabalhadores chineses, lideram a frente dos países do Sudeste Asiático.

A Asean nasceu em 1967 e é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

Os dez países possuem juntos uma população de 617 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de US$ 2,5 quatrilhões, com uma média de crescimento de 5,3% entre 2006 e 2013.

Ao fim do encontro as autoridades birmanesas passarão a presidência para a Malásia, anfitriã da cúpula da Asean em 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.