Observadores da OSCE retidos na Ucrânia desembarcam na capital alemã

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Berlim, 3 mai (EFE).- Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), libertados neste sábado depois de mais de uma semana nas mãos de militares pró-russos no leste da Ucrânia, desembarcaram no início da noite em Berlim, onde foram recebidos pela ministra de Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, e outras autoridades.

O avião militar que trazia os observadores da OSCE aterrissou por volta das 19h locais no aeroporto de Tegel, situado na capital alemã, onde, além de Von der Leyen, os inspetores eram aguardados pelos ministros de Defesa da Dinamarca e da República Tcheca, Nick Haekkerup e Martin Stropnicky, respectivamente, e por representantes dos governos da Polônia e da Suécia.

A equipe de observadores retida no leste da Ucrânia era composta por quatro alemães – três militares e um intérprete -, um tcheco, um polonês, um dinamarquês e um cidadão sueco, libertado dias atrás pelos separatistas pró-russos por problemas de saúde.

Segundo fontes militares, os cinco ucranianos que acompanhavam o grupo da OSCE e que também foram libertados hoje seguiram em direção à capital ucraniana, Kiev.

O ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, agradeceu “de coração” o trabalho realizado por Vladimir Lukín, enviado especial do presidente russo, Vladimir Putin, para libertar aos observadores da OSCE retidos na Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.