ONU celebra adoção da Carta de Transição em Burkina Fasso

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2014 21h19

Nações Unidas, 14 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou nesta sexta-feira a adoção da Carta de Transição negociada em Burkina Fasso e encorajou todas as partes envolvidas na crise a continuar a dialogar durante todo o processo.

Ban felicitou os diferentes atores pelo “compromisso coletivo e senso de responsabilidade ” para solucionar com a situação criada no país após a fuga do ex-presidente Blaise Compaoré depois dos grandes protestos contra o governo.

O diplomata sul-coreano encorajou todas as partes a continuarem utilizando o diálogo ao longo de todo o processo de transição.

O documento que será assinado amanhã prevê a criação de um conselho de transição nacional formado por 30 membros dos partidos de oposição a Compaoré, 25 da sociedade civil e do Exército e 10 da antiga maioria fiel ao presidentederrubado.

As personalidades que liderarem a transição não poderão se candidatar às eleições legislativas e presidenciais de novembro de 2015.

Além disso, o presidente de transição deve ser uma figura civil e não filiada a nenhum partido político.

No entanto, o exército quer que o cargo seja ocupado por um militar de alta graduação, algo que os representantes dos partidos políticos, que avaliam as concessões dos militares em favor da estabilidade, parecem dispostos a aceitar.

Ban também destacou hoje o trabalho de mediação feito pela própria ONU, pela União Africana (UA) e pela Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (Cedeao) para resolver a crise. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.