ONU diz que crise política da Guatemala deve ser vista como “oportunidade”

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2015 22h20

Guatemala, 3 set (EFE).- O escritório da ONU na Guatemala afirmou nesta quinta-feira que a crise política do país, que tem como novo presidente Alejandro Maldonado após a renúncia de Otto Pérez Molina, acusado de corrupção, deve ser vista como “uma oportunidade para mudanças sérias e profundas”.

Em comunicado, a ONU indicou que “observa com atenção” os eventos políticos registrados na Guatemala e pediu que as decisões dos próximos dias sejam tomadas levando em conta a população.

“As democracias mais estáveis do mundo são aquelas que conferiram à sociedade civil um papel vital, incluindo a observação da transparência e da prestação de contas dos governos, assim como o estrito cumprimento dos direitos humanos”, destacou o órgão.

A ONU recomendou que a Guatemala avance nas agendas de “reformas políticas e legislativas que os cidadãos reivindicam”.

Pérez Molina renunciou na madrugada de hoje, encurralado pela acusação de liderar um esquema de corrupção na arrecadação de impostos. Ele foi denunciado hoje pela procuradoria pelos crimes de formação de quadrilha, fraude tributária e suborno passivo.

Mais de 30 mil pessoas tinham exigido a renúncia do general reformado da presidência há uma semana em um protesto realizado em frente ao Palácio Nacional da Cultura, antiga sede do governo, uma manifestação em que também foi pedida uma reforma nas leis eleitorais.

Pérez Molina se apresentou voluntariamente na manhã de hoje, ainda como presidente, para prestar depoimento no julgamento que investiga o caso de fraude conhecido como “La Línea”, que também provocou a renúncia da ex-vice-presidente Roxana Baldetti, que agora está presa de forma preventiva. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.