Opositores aos houthis se manifestam no Iêmen em apoio a ex-presidente
Sana, 21 fev (EFE).- Milhares de opositores ao movimento xiita dos houthis, que tomou o poder no Iêmen no último dia 6 de fevereiro, se manifestaram neste sábado no centro do país para expressar seu apoio ao ex-presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi.
Várias testemunhas informaram à Agência Efe que milhares de manifestantes tomaram as ruas da cidade de Eb, no centro do Iêmen, para protestar contra os houthis, que dispararam para dispersá-los, o que causou a morte de um deles e ferimentos em outros cinco.
Além disso, centenas de opositores ao movimento xiita se manifestaram em Sana levando imagens de Mansur Hadi e cartazes com palavras de ordem como “Liberdade para o presidente legítimo”.
Hadi se encontra agora em sua casa na cidade de Áden, após ter abandonado Sana nas últimas horas pela intensificação do cerco que o movimento rebelde xiita dos houthis mantêm em sua casa há semanas.
Por sua parte, várias testemunhas disseram à Efe que puderam ver os rebeldes sair da residência do ex-presidente em Sana com vários pertences e que escutaram disparos.
No último mês, esse grupo xiita estendeu as áreas sob seu controle no Iêmen e em 6 de fevereiro dissolveu o parlamento e anunciou de forma unilateral a formação de um conselho presidencial para governar o país interinamente por dois anos.
Ontem, o enviado especial da ONU no Iêmen, Jamal Benomar, anunciou que as diferentes facções políticas do país decidiram formar um conselho interino para resolver a atual crise, depois que os houthis começaram um dia antes a formar as instituições do Estado de forma unilateral.
Em comunicado enviado à imprensa, Benomar explicou que esta nova formação se denominará Conselho Interino do Povo e incluirá facções não representadas no atual Conselho de Deputados, entre elas os houthis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.