Otimista, Bordaberry vota e evita falar de apoios devido a proibição

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 13h39

None

Montevidéu, 26 out (EFE).- Depois de votar para as eleições, o candidato à presidência do Uruguai pelo Partido Colorado (PC), Pedro Bordaberry, disse neste domingo que espera estar entre os que “festejarão” o triunfo e deixou para falar de eventuais apoios a outros partidos depois do pleito devido à proibição eleitoral.

Advogado e senador, o candidato colorado, que aparece em terceiro lugar nas últimas pesquisas divulgadas, votou às 11h15 (horário de Brasília).

“Os que ganham festejam e os que perdem parabenizam. Espero estar entre os primeiros”, afirmou Bordaberry. Com a proibição política de fazer propaganda até o fechamento das urnas, o candidato disse que não falará de possíveis alianças ou apoios por enquanto.

Além de escolher o presidente e o futuro parlamento (30 senadores e 99 deputados), 2.620.757 uruguaios definirão neste domingo em consulta popular se aceitam reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos.

As últimas pesquisas, divulgadas em 22 de outubro, antes do início da proibição eleitoral, apontam que o próximo presidente da República será determinado em um eventual segundo turno, no dia 30 de novembro, entre o candidato da Frente Ampla (FA), o ex-presidente Tabaré Vázquez, e o do Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou.

Bordaberry aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, entre o 13,5% e 18%, atrás do FA, que tem entre 41% e 44%, e o PN, que seria o segundo mais votado com porcentagem entre 29,2% e 32%.

Bordaberry disse que no sábado entrou em contato com Vázquez, Lacalle Pou e o candidato do Partido Independente (PI), Pablo Mieres, ao qual desejou “a melhor das sortes”, que segundo sua opinião “é a sorte do Uruguai”.

“Competimos com propostas e às vezes com diferenças, é disso que se trata a democracia. Agora estamos submetidos à vontade do povo”, disse o candidato colorado. Segundo ele, “o bom da democracia no Uruguai” é que todos os candidatos se falam e se respeitam.

Os 6.948 centros de votação abriram neste domingo às 8h e permanecerão abertos até as 19h30.

Emocionado “pelas demonstrações de afeto” e esperando “a maior quantidade de votos possível”, Bordaberry disse que neste domingo almoçará com a família e, pela tarde, irá à sede de campanha do PC para aguardar o resultado da apuração.

Pedro Bordaberry fez da luta contra o crime um dos principais pontos de sua campanha eleitoral e foi incentivador da proposta de reforma constitucional que pede a redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos, idealizada para combater o crime.

O candidato colorado, que durante o governo de Jorge Batlle foi ministro de Turismo (2001-2005), de Indústria (2002-2003) e responsável interino Ministério de Esporte e Juventude (2004-2005), se candidatou à presidência nas eleições de 2009.

Em 2004, o partido de Bordaberry, que havia governado o país durante 170 anos, viu sua intenção de votos ser reduzida a 10%, o número mais baixo de sua história, ao calor da crise econômica que teve que lidar o governo de Jorge Batlle, o último colorado em chegar à presidência.

Cinco anos depois, e sob a liderança do atual candidato, o partido se recuperou nas eleições gerais e ficou em 17% dos votos.

O líder colorado é filho de Juan María Bordaberry, que foi presidente constitucional do Uruguai entre 1972 e 1973 e ditador entre 1973 e 1976 após um golpe cívico-militar. EFE

rgm/vnm

(foto)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.