Papa diz ser “inquietante” saber que alguns autores de abusos eram bispos

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 21h21

Filadélfia (EUA), 27 set (EFE).- O papa Francisco, que se reuniu neste domingo na Filadélfia com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja, afirmou ser “inquietante” saber que alguns dos autores desses crimes eram bispos.

“Lamento profundamente que alguns bispos não tenham cumprido sua responsabilidade de proteger os menores. É muito inquietante saber que em alguns casos eram os próprios bispos os abusadores”, declarou o pontífice.

“Em alguns casos, a confiança foi traída por membros de sua própria família, em outros casos por membros da Igreja, sacerdotes que têm uma responsabilidade sagrada para o cuidado das almas”, lamentou o Vaticano em comunicado.

“Em todas as circunstâncias, a traição foi uma terrível violação da dignidade humana”, disse o pontífice, acrescentando que “lamento profundamente as vezes em que vocês ou suas famílias denunciaram abusos, mas não foram escutados”.

Segundo anunciou hoje o próprio pontífice todos os responsáveis desses crimes “prestarão contas”.

“Os crimes, os pecados dos abusos sexuais a menores, não podem ser mantidos em segredo durante mais tempo”, destacou o papa no início de um encontro que teve nesta cidade americana com bispos.

“Acabo de reunir-me com um grupo de pessoas abusadas, de crianças que são ajudadas e acompanhadas aqui na Filadélfia com um especial carinho pelo arcebispo (da Filadélfia), monsenhor (Charles) Chaput, e nos pareceu que tinha que comunicar isto aos senhores”, disse o papa.

“Levo isso gravado no coração”, comentou Francisco sobre o sofrimento dos menores que foram abusados sexualmente por sacerdotes. EFE

jam/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.