Papa lembra em Roma da primeira missa que não foi rezada em latim

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 15h50

Roma, 7 mar (EFE).- O papa Francisco lembrou neste sábado o 50º aniversário da celebração da primeira missa que não foi pronunciada em latim e que foi oficiada pelo beato Paulo VI em 1965, na paróquia de Ognissanti (Todos os Santos) de Roma.

Precisamente nesta mesma paróquia Francisco fez hoje um discurso em defesa da liturgia como “a primeira e indispensável fonte da qual os fiéis podem extrair o verdadeiro espírito cristão”.

“O discípulo de Jesus não vai à igreja apenas para cumprir um preceito, para sentir-se bem com Deus. Vai à igreja para encontrar-se com o Senhor e em sua graça”, afirmou o pontífice perante vários fiéis católicos.

O principal representante da Igreja Católica aproveitou a ocasião para recordar o beato Paulo VI, autor da encíclica sobre a defesa da vida e da família “Humanae Vitae”.

“Justo aqui, há 50 anos, o beato Paulo VI inaugurou, em certo sentido, a reforma litúrgica com a realização da missa na língua que as pessoas falavam. Espero que esta circunstância reviva em vocês todo o amor pela casa de Deus. Nela encontrarão uma grande ajuda espiritual”, concluiu.

O pontífice rememorou assim o dia 7 de março de 1965 quando Paulo VI se transformou no primeiro papa a celebrar uma missa não em latim, mas em italiano.

Aquele dia foi histórico para a Igreja Católica, que deu um passo adiante e iniciou o caminho rumo à concepção das eucaristias tal como se entendem na atualidade. EFE

lsc/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.