Pessoas encontradas em contêiner no Reino Unido são de origem afegã

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2014 15h21

Londres, 17 ago (EFE).- A polícia britânica informou neste domingo que as 35 pessoas encontradas ontem em um contêiner de mercadorias no porto de Tilbury, ao leste da Inglaterra, uma delas morta, são de origem afegã.

Um porta-voz policial descreveu como “vítimas do tráfico de pessoas” o grupo de homens, mulheres e crianças que foi encontrado pelos trabalhadores do píer quando descarregavam um navio que tinha partido da Bélgica na noite anterior.

A polícia britânica colabora na investigação com as autoridades belgas, que acham provável que o grupo estivesse já dentro do contêiner quando chegou ao porto de Zebbrugge, no norte do litoral da Bélgica.

Os 34 sobreviventes foram transferidos a hospitais próximos para ser tratados por hipotermia e desidratação, mas ninguém corre risco de morte.

A maioria dos emigrantes já recebeu alta e permanece sob a custódia da polícia do condado inglês de Essex e da força fronteiriça britânica (UKBA).

Outros quatro continuam internados no hospital de Southend, a 30 quilômetros do porto de Tilbury, mas devem ser liberados nas próximas horas.

“Estamos colaborando com a comunidade sikh em Tilbury para assegurar-nos que estas pobres pessoas, que devem ter passado um calvário terrível, recebam apoio em termos de suas necessidades religiosas e de vestimenta”, afirmou hoje o superintendente da polícia de Essex, Trevor Roe.

“Neste momento, nossa prioridade é a saúde destas pessoas. Agora que estão suficientemente bem, nossos agentes e colegas da força fronteiriça falarão com eles através de intérpretes para saber o que ocorreu e como chegaram ao contêiner”, concluiu Roe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.