Presidente tunisiano encarrega oficialmente a economista formação de governo

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2015 11h09

Túnis, 5 dez (EFE).- O presidente da Tunísia, Beji Caid Esebsi, encarregou nesta segunda-feira oficialmente ao político e economista Habib Esid a formação do novo governo no país, informou a imprensa local.

Esid tem agora um mês para apresentar perante a assembleia sua equipe governamental e, caso fracasse, só poderá tentar formar um gabinete por apenas mais uma vez.

“Tive a honra de ser recebido pelo presidente da República, que me encarregou a formação do governo da Segunda República”, disse Esid após ser recebido por Esebsi no Palácio Presidencial de Cartago.

O nome de Esid tinha sido vazado previamente pelo presidente do Nida Tunis (A Chamada da Tunísia), Mohammed Ennaceur, o partido majoritário no parlamento, que propôs seu nome ao chefe de Estado.

Ennaceur disse que Esid é fruto do consenso após as consultas efetuadas dentro do Nida Tunis e de outras forças laicas, como a União Patriótica Livre, Al Mubadara e Afak Tunis, segundo a televisão estatal tunisiana.

O dirigente político não citou entre elas o Al-Nahda, movimento islamita que foi o segundo mais votado nas eleições de outubro e que comandou a transição política na Tunísia desde a queda do regime de Ben Ali, em 2011, como também não citou a esquerdista Frente Popular. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.