"O Brasil chegou nas redes pelo Orkut", diz criador de petição contra o fim da rede

  • Por Agencia Brasil
  • 16/07/2014 14h57

No Twitter, usuários criam #DiadoOrkut

Se você perguntar para alguém qual foi a sua primeira rede social, muitos devem responder que foi o Orkut. Pelo menos, cinco milhões de usuários brasileiros utilizam ou utilizaram a ferramenta que será encerrada até o final de setembro, conforme anunciou recentemente o Google. Contudo, um brasileiro criou uma petição para tentar evitar o fim da rede.

Peter Shelton é estudante de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e utiliza a ferramenta desde 2006. “Foi amor à primeira vista. O Orkut permite o livre acesso a ideias”, enfatiza. Para o jovem, as comunidades são o principal interesse dos usuários da rede que tem perdido lugar para outras redes como o Facebook. “As comunidades no orkut possuem o modelo de fórum simples e dinâmico. Muitos fóruns chegaram a migrar para lá”. 

Desabafo virtual
Assim que soube da notícia, Peter criou uma petição virtual pedindo para que o Google revogasse sua ideia como uma forma de desabafo. Mas ele se surpreendeu ao ver que várias pessoas começaram a compartilhar a proposta e a petição chegou a mais de 10 mil assinaturas no mesmo dia. Hoje a petição possui mais de 87 mil assinaturas. 

Mas, mesmo com o grande apoio virtual, o estudante não acredita no sucesso de sua empreitada. “Pelo que tenho observado, o Google parece estar intransigente em relação a sua decisão e não quer conversa”, afirma.

Peter Shelton participou de uma entrevista para o programa Ponto Com Ponto BR das Rádios Nacional AM Brasília e Rádio MEC nesta segunda-feira (14). Na conversa, ele listou algumas comunidades que devem fazer falta como a “Celebridades de segunda linha” e “Anti-Vídeo Show”. Para ouvir mais sobre a conversa, clique no player abaixo:

Leia outras notícias no canal Tecnologia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.