Raúl Castro se reune com Bill Clinton em Nova York

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 00h21
  • BlueSky

Havana, 26 set (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu neste sábado com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, durante sua visita a Nova York, onde discursou pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU, segundo informou a televisão estatal dom país.

O encontro aconteceu em um “ambiente descontraído”, assinalou o reporte da televisão oficial cubana que transmitiu imagens da reunião onde se vê Castro saudar Clinton em espanhol, ao que o ex-presidente americano respondeu em inglês: “Bem, melhor agora que o conheço”.

Durante a reunião foram abordados “diferentes temas de interesse”, entre eles o envio de ajuda ao Haiti após o terremoto de 2010, país ao qual Cuba enviou recursos e pessoal, e onde trabalha atualmente a fundação que leva o nome do ex-presidente americano.

Na nota se mencionou, além disso, a esposa de Bill Clinton, Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA e atual pré-candidata democrata às próximas eleições presidenciais, e se ressaltou seu respaldo ao fim do embargo contra Cuba, ao qual considera uma “política fracassada”.

Castro viu também o prefeito da cidade de Nova York, Bill Blasio, que declarou que “as relações entre Cuba e EUA estão atrasadas 50 anos”, em referência ao restabelecimento no dia 20 de julho dos vínculos bilaterais após mais de meio século de inimizade.

Blasio assinalou no encontro que é “uma loucura que estas divisões continuassem por tanto tempo”, e insistiu que esta é “a oportunidade de ver as duas nações resolver as diferenças de uma maneira pacífica e seguir em frente”, segundo a televisão cubana.

Como parte de sua agenda, o presidente cubano também teve hoje uma reunião “informal” com seu colega chinês Xi Jinping, após seu discurso na ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, informou a agência estatal “Prensa Latina”.

Raúl Castro chegou a Nova York na quinta-feira passada para discursar pela primeira vez na Assembleia das Nações Unidas, onde encontrará seu colega dos EUA, Barack Obama, com o qual “se supõe que haverá interações”, antecipou a Chancelaria cubana.

Seu próximo discurso será na segunda-feira no debate anual da Assembleia Geral. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.