Rebeldes afirmam terem derrubado avião militar no sul da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 10h42
  • BlueSky

Beirute, 12 jun (EFE).- Rebeldes do moderado Exército Livre Sírio (ELS) divulgaram nesta sexta-feira um vídeo na internet em que afirmam terem derrubado um avião das Forças Armadas na província síria de Daraa.

Na gravação, os insurgentes, que pertencem à Companhia da Coluna de Al Huran, integrada no ELS, afirmaram terem abatido um aparelho do tipo Mig, de fabricação russa, do regime “corrupto”.

O avião caiu em Busra al Harir, no nordeste de Daraa, e não teve nenhum sobrevivente, segundo os opositores, que não detalharam se o piloto viajava só ou acompanhado.

O vídeo, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, mostrou imagens dos combatentes com fuzis diante dos destroços da aeronave, completamente destruída.

Ontem, outra aeronave do exército caiu no oeste da província de Sueida, nas imediações da base aérea de Al Zalah, alvo de uma ofensiva dos rebeldes que querem tomar seu controle, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG destacou que não se sabe se o avião caiu por um falha técnica ou pelo ataque dos insurgentes.

Na última semana, os opositores avançaram por áreas da fronteira entre Daraa e Sueida.

Na terça-feira, tomaram o quartel da Brigada 52 das Forças Armadas sírias, o maior de Daraa, e na quarta iniciaram uma ofensiva para conquistar o aeroporto militar de Al Zalah, em Sueida.

Na quinta-feira, os rebeldes conseguiram entrar em Al Zalah e dominar parte da base, embora tenham sido repelidos pelos soldados leais ao regime de Bashar al Assad. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.