Rebeldes assumem controle de 2 enclaves jihadistas no norte da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 09h46

Beirute, 17 jan (EFE).- Rebeldes islamitas tomaram o controle das localidades de Saraqeb e de Ayal, no norte da Síria, após choques contra membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, grupo vinculado à Al Qaeda, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os extremistas se retiraram hoje de Saraqeb, na província de Idlib, após enfrentamentos nos últimos dias com seus oponentes, que enviaram reforços à região.

Há dois dias, o autoproclamado “emir” do Estado Islâmico em Saraqeb e sua periferia -um belga de origem argelino- morreu em uma emboscada realizada por seus rivais na cidade.

Na província de Aleppo, também no norte, os oponentes dos jihadistas assumiram o controle da cidade de Ayal.

Enquanto isso, continuam os combates entre ambos os lados na base 46, onde fica o quartel principal do Estado Islâmico na periferia ocidental da cidade de Aleppo, que foi tomado parcialmente pelos adversários dos radicais.

Em 3 de janeiro, os rebeldes da Frente Islâmica, a maior aliança opositora islamita, o Exército Livre Sírio e o Exército dos Mujahedins lançaram uma ofensiva em várias províncias do norte do país para expulsar o Estado Islâmico, acusado de ter cometido violações contra o povo, como assassinatos e sequestros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.