Reino Unido investirá nos mercados de capitais das economias emergentes

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2014 12h45

São Paulo, 9 abr (EFE).- O ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne, anunciou nesta quarta-feira em São Paulo o lançamento de um plano de ação focado na abertura e aprofundamento do mercado de capitais das economias emergentes, com prioridade para o Brasil.

Em um encontro com jornalistas realizado na sede da Bolsa de São Paulo, Osborne apresentou o “Emerging Markets Capital Taskforce”, iniciativa que tem como objetivo abrir e desbloquear oportunidades para o setor de serviços financeiros do Reino Unido.

“Ampliar a abertura desses mercados (emergentes) beneficiará a economia do Reino Unido através da redução das barreiras para o comércio e a criação de oportunidades para empresas britânicas, sendo (as companhias) provedoras de novos produtos e serviços financeiros”, afirmou Osbourne.

O ministro britânico ressaltou a importância do Brasil neste plano e informou que o Enviado Especial do Comércio para o país, Ken Clarke, será o encarregado de coordenar o trabalho entre ambos os países.

“Nossa ambição é construir uma relação mais profunda com o Brasil. Apoiaremos o país para desenvolver mercados de capitais abertos e desbloquear novas oportunidades para o setor de serviços financeiros do Reino Unido. Isso não vai ocorrer da noite para o dia, mas o Reino Unido tem o papel de construir um progresso incrementado para este objetivo”, acrescentou.

Para Osborne, os mercados emergentes são “centrais” para a “competitividade, o crescimento econômico global e a estabilidade”.

O ministro também frisou a importância na colaboração do Brasil e o Reino Unido para a exploração de gás e petróleo no pré-sal, pois muitas empresas britânicas são especialistas neste setor.

Também hoje, o ministro das Finanças anunciou na Universidade de São Paulo (USP) o lançamento de um fundo destinado ao fomento da pesquisa científica em países emergentes, por meio do qual o Brasil receberá uma contribuição de mais de R$ 33 milhões.

Osborne iniciou na segunda-feira uma visita ao Brasil, que começou no Rio de Janeiro com um encontro com representantes da ONG “Luta pela Paz” no Complexo da Maré.

Ontem, Osborne se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao lado de quem anunciou uma intensificação do diálogo econômico e financeiro entre ambos os países “para fortalecer o comércio” e o “investimento em infraestrutura”.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.