Representante do Brasil no FMI assumirá vice-presidência do Banco do Brics

  • Por Agência Brasil
  • 09/06/2015 17h01
Paulo Nogueira Batista Júnior, economista e representante do Brasil no FMI (Fundo Monetário Internacional), posa para foto, em Brasília (DF). (Brasília (DF), 28.02.2007. 17h30. Foto de Lula Marques/Folhapress) Folhapress Paulo Nogueira Batista Júnior

O economista Paulo Nogueira Batista Júnior assumirá a vice-presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Também conhecida como Banco do Brics, a instituição terá sede em Xangai e financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável nos países do grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e em outras nações em desenvolvimento.

Atualmente, Batista é diretor-executivo do Brasil e de mais dez países no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. No organismo internacional, ele participou das discussões sobre as reformas de cotas que trarão mais poderes para países emergentes dentro do FMI.

De acordo com o Ministério da Fazenda, Batista deixará o FMI nos próximos dias e se mudará para Xangai, onde se integrará à equipe que monta a estrutura administrativa do novo banco, encarregada de implementar a instituição financeira, que deverá iniciar as operações em janeiro. Conforme acordo entre os países do Brics, a presidência ficará com a Índia e cada país do grupo indicou um vice-presidente.

Com participação no trabalho preparatório para a criação do Banco do Brics, Batista foi um dos principais representantes do governo brasileiro na elaboração dos acordos de criação da instituição, firmados em julho do ano passado, durante a 6ª Reunião de Líderes do Brics em Fortaleza.

O banco tem capital inicial de US$ 50 bilhões, divididos em partes iguais de US$ 10 bilhões entre os cinco países fundadores, que terão o mesmo poder de voto. No entanto, o banco está aberto a todos os países membros das Nações Unidas, com os países em desenvolvimento podendo tornar-se sócios tomadores de empréstimos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.